top of page

CENTRO DE ENSINO INFANTIL

Equipe: BARRA Arquitetos + 0E1 Arquitetos

Proposta desenvolvida para concurso nacional de arquitetura para um centro de ensino infantil em Brasília, DF.

Localização. Brasília, DF

Ano. 2016

Partindo do pressuposto que o ambiente escolar contribui ativamente no aprendizado, os espaços do CEI foram projetados com objetivo de proporcionar o conforto dos usuários principais da instituição: crianças que terão esta escola como plano de fundo de algumas das melhores lembranças de suas infâncias.


O CEI está localizado no Residencial Parque do Riacho, um bairro para 18.890 habitantes construído entre 2014 e 2016 na região administrativa do Riacho Fundo. O terreno disponível está situado entre a Estrada do Parque do Contorno e a QN 12A limitado por uma praça, ao norte e um lote que o separa da rótula de acesso à estrada principal.

A escola, nesse contexto, acabará assumindo a qualidade de marco local. O terreno que abrigará a escola situa-se em uma esquina, logo ao lado de uma área que
futuramente receberá um parque. É dessa descontinuidade em relação à sequência de habitações residenciais que o Centro de Ensino Infantil afirmará o seu protagonismo.


O projeto que propomos é guiado por três operações que respondem à necessidade de criar uma edificação que seja ao mesmo tempo um marco no bairro e um ponto familiar e aprazível para as crianças.

Planta de Localização

Escola Térrea

 

A vida cotidiana das crianças no CEI se dá em três pavilhões térreos que abrigam os espaços que serão
utilizados diariamente pelos alunos: as salas de atividades, repouso e berçários. O arranjo destes três volumes configura um pátio, de modo que todas as salas são visíveis a partir dos espaços comuns da escola.

Uma referência para a escola; um marco para a comunidade

Um quarto volume, mais alto que os outros, fecha o perímetro. Uma barra de dois pavimentos permite a maximização do espaço aberto no térreo e a criação um volume que possa ser identificado tanto da Estrada do Parque do Contorno quanto do interior do Parque do Riacho.

Rituais cotidianos

 

No segundo pavimento, além das funções administrativas, estão a sala de leitura, sala multimídia e outros espaços compartilhados
por crianças de diferentes estágios de  prendizado. A separação entre estes programas e as salas de atividades diárias gera um ritual no qual as crianças subirão uma rampa junto ao profissional da educação, tornando estes momentos especiais na vida
escolar.

Planta Baixa: Térreo

Planta Baixa: Segundo Pavimento

Sistema Construtivo

bottom of page