AP. KIKO
Equipe: BARRA Arquitetos
Fotos: Marcelo Donadussi
Projeto de reforma de um apartamento para um jovem publicitário e fotógrafo.
Localização. Porto Alegre, RS
Ano. 2017
Área: 105 m²
Ano: 2017
Obra Civil: Casa Nova
Marcenaria: Residencial Móveis
Serralheria: Milton Baltazar
Fotografias: Marcelo Donadussi
1. Hall
2. Área Social
3. Varanda
4. Cozinha
5. Área de Serviço
6. Dormitório
7. Sanitário
8. Dormitório
Planta Demolir
Projeto de arquitetura de interiores realizado pelo BARRA Arquitetos, o Apartamento K é uma renovação de um duplex de 105 m² no bairro Tristeza, em Porto Alegre. O primeiro pavimento do imóvel possuía, originalmente, uma planta típica de imóveis compartimentados de espaços segregados que abrigam usos específicos: dois quartos com uma sala extremamente reduzida, inadequados para recepção de convidados. Já o segundo pavimento era uma sala única e espaçosa com churrasqueira conectada a um terraço, mas sem os equipamentos necessários para o seu uso pleno. Além da adequação e integração das áreas de convívio do apartamento, o cliente mencionou uma outra grande necessidade: ao passo que paredes iriam ser demolidas para a ampliação dos ambientes de socialização, era preciso achar uma maneira de contemplar um grande acervo de quadros e objetos decorativos colecionados por ele ao longo de sua vida.
Com a transformação de um dos quartos em espaço social, a sala acabou se configurando como um espaço em “L”, que levou à disposição do estar social em um dos apêndices e a do espaço de jantar no outro, mais próximo à cozinha. Dessa maneira, a escada assumiu o papel de elemento articulador entre os ambientes de convivência do apartamento, balizando o jantar e o estar social. Esse protagonismo gerou a necessidade de uma transformação completa da mesma, o que possibilitou a criação de uma câmara escura de revelação fotográfica dentro do volume.
A cozinha, antes um espaço segregado em relação ao resto do apartamento, agora se abre para a sala. Espaços de serviço como a lavanderia foram reduzidos, de modo a maximizar o espaço da cozinha e permitir que esta área também adquirisse um caráter de socialização.
O pavimento superior, antes era um espaço inadequado para absorver a visita de amigos e familiares, acabou se transformando em um ambiente mais despojado para confraternizações, agora conectado ao espaço aberto do terraço. O espaço conta com churrasqueira e um mobiliário de fácil rearranjo para diferentes ocasiões e possui uma área generosa para a recepção de visitas - trata-se de um lugar em que as atividades sociais são mais livres visto o distanciamento deste em relação às áreas mais privativas do apartamento.
Um sistema de grelhas e prateleiras metálicas foi pensado para ambos os pavimentos do apartamento de modo a preservar o protagonismo dos quadros e objetos decorativos do cliente. Para que isso se concretizasse, a paleta de materiais escolhida para o projeto foi sóbria e equilibrada, resumindo-se a chapas metálicas pretas, madeira e concreto.
1. Hall
2. Área Social (Estar e Jantar)
3. Câmara Escura
4. Cozinha
5. Área de Serviço
6. Dormitório
7. Sanitário
8. Cobertura
9. Lavabo
10. Terraço
1. Hall
2. Área Social (Estar e Jantar)
3. Câmara Escura
4. Cozinha
5. Área de Serviço
6. Dormitório
7. Sanitário
8. Cobertura
9. Lavabo
10. Terraço