BONJOUR! CAFÉ

Equipe: BARRA Arquitetos

Fotos: Gustavo Schattschneider 

Projeto para cafeteria localizada em Porto Alegre, RS.

R. 24 de Outubro, Porto Alegre. RS

Ano. 2020

IMG_9450.jpg
IMG_9328.jpg
GIF_EXPRESSO_TÔNICA.gif

O Bonjour! Café foi um projeto muito especial que chegou até o escritório ainda como idéia: a Fernanda e o Mike estavam à procura de um local quando vieram conversar conosco, trazendo como proposta a abertura de uma cafeteria focada na produção de opções para levar (take-away).

 

Como este conceito se baseia na preparação de produtos a serem consumidos em outros lugares e no atendimento direto no balcão, precisávamos de um espaço relativamente pequeno que desse conta de abrigar uma cozinha bem equipada, um salão com algumas mesas e uma bancada de trabalho confortável.

O ponto escolhido foi o espaço térreo de um edifício residencial localizado na R. 24 de Outubro, próximo à praça Júlio de Castilhos. Nessa região bastante frequentada por pedestres e próxima a locais como o Instituto Goethe e o Anglo, o Bonjour! se mostra como uma ótima opção para um café a caminho do trabalho ou para um lanche rápido entre aulas.

IMG_9455.jpg
IMG_9410.jpg

PROGRAMA

&

LAYOUT

035_BONJOUR!_Café_-_PE_PLANTA_LAYOUT-01

2

3

1

4

5

LEGENDA

1. Área Externa

2. Salão / Mesas

3. Bancada do Bar

4. Cozinha

5. Despensa

GIF BANCOS.gif
035_BONJOUR!_Café_-_EP_DIAGRAMA_LAYOUT_
035_BONJOUR!_Café_-_EP_DIAGRAMA_LAYOUT_
035_BONJOUR!_Café_-_EP_DIAGRAMA_LAYOUT_

Os bancos projetados para a área externa do Bonjour! convidam as pessoas a usar o espaço como uma praça pública. 

Esse mobiliário é facilmente organizado com o auxílio de um sistema de rodízios e travas, o que torna o ambiente bastante versátil e possibilita uma série de layouts pré-determinados.

 

Dependendo da configuração escolhida, pode receber eventos e feirinhas ou simplesmente servir como um bom espaço para sentar ao ar livre e tomar um café.

AXO BANCOS.jpg

SOB

MEDIDA

DET DOG STOP.jpg

Uma demanda específica que surgiu foi a necessidade de pensarmos um "pet-stop", um dispositivo onde os clientes pudessem amarrar seus animais de estimação. O resultado foi esta peça discreta e de fácil manuseio, feita em serralheria sob medida.

IMG_9453.jpg
IMG_9407.jpg
IMG_9367.jpg

MATERIALIDADE

IMG_9393.jpg

Buscamos uma estética mineral e apostamos nos acabamentos em aço e concreto, limitando a paleta de cores principal ao preto, branco e cinza e reservando a cor para os materiais naturais presentes nos vasos de cerâmica e nas folhagens.

As espécies escolhidas para o café são adaptadas às condições de iluminação indireta e pouca umidade do ar.

O layout proposto para o balcão de serviço trouxe o preparo do café para o salão principal, facilitando o contato com os clientes e a exibição dos produtos. Atrás deste balcão foi fixado um grande painel metálico com imãs, onde ficam expostos todos os itens do cardápio.

IMG_9265.jpg
IMG_9390.jpg

Todas as luminárias foram especialmente desenhadas para este projeto, utilizando lâmpadas tubulares de LED T5. Os forros de peças de acrílico banham o salão e o banheiro com uma luz difusa, enquando as luminárias de fitas de aço dobrado direcionam mais luz para os locais de trabalho.

ILUMINAÇÃO

IMG_9337.jpg
IMG_9420.jpg
IMG_9279.jpg
DET CADEIRA.jpg

MOBILIÁRIO

Esse projeto nos desafiou ainda a pensar em desenhos mais específicos, como é o caso do desenho das cadeiras e mesas inteiramente em serralheria. 

 

O banheiro aposta na mesma estética mineral. Ali bolamos, além de uma pia sob medida, uma torneira feita apenas com encanamento metálico e um registro de esfera.

IMG_9240-HDR-Edit.jpg
IMG_9286.jpg
DET CUBA.jpg
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom