FINCA PASTORE
Equipe: BARRA Arquitetos​
​​
Projeto de uma casa na cidade de Taquara, RS.
​​
​
Localização. Taquara - RS
Ano. 2024

"La palabra finca, propiedad inmueble rústica o urbana que se caracteriza por ser un bien inmueble o raíz, se deriva del verbo fincar, que evolucionó a hincar (fijar, clavar, enraizar)."
FINCA PASTORE
​​​​
O projeto para a Finca Pastore é fruto de um processo antigo de uma cliente que sempre quis se reconectar com a dinâmica da terra, com a vivência do mundo rural.
​
A propriedade localiza-se nas proximidades de Taquara-RS, contendo uma casa completa, um estábulo para cavalos e uma zona de infraestrutura.

A entrada no terreno acentua a "promenade", ou seja, a maneira de se aproximar dos objetos arquitetônicos, promovendo também um diálogo sutil e cuidadoso com os jerivás existentes, vegetação que caracteriza a paisagem
do local. Os objetos arquitetônicos (casa, celeiro e infraestrutura) estão dispostos de forma a criar um espaço de interação entre si, delimitando uma área de acesso para veículos.
![[GRAF]-PLANTA-BAIXA-web2.jpg](https://static.wixstatic.com/media/6fb1a9_8a0ef932e61f4a3e90225353dfa84912~mv2.jpg/v1/fill/w_631,h_631,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BGRAF%5D-PLANTA-BAIXA-web2.jpg)
A planta da casa, em "V", reforça duas relações fundamentais identificadas no terreno. A primeira é a conexão entre o local de implantação da casa, a vista e a orientação norte. Os quartos estão alinhados ao norte verdadeiro, enquanto a sala é levemente
inclinada para assegurar uma relação visual direta com a melhor vista do terreno. A segunda relação fundamental é que a planta em "V" da casa se movimenta no sentido de envolver um jerivá que possui grande simbolismo para o núcleo familiar da cliente.

Imagens da área externa
evidenciam a relação com o Jerivá simbólico para a família.

Toda a materialidade do projeto foi cuidadosamente planejada para otimizar a quantidade de fornecedores envolvidos, buscando eficiência e simplicidade na execução. Por isso, foi escolhida a solução de um piso monolítico, em que o concreto da própria laje será polido, o que não apenas aumenta a eficiência da obra, mas também resolve eventuais desalinhamentos causados pela complexidade da planta em "V".



Além disso, observa-se pelas imagens que a cobertura assume um papel central no projeto, destacando-se pela sua onipresença nos diferentes espaços e pelo desenho ritmado, marcante e estruturador da arquitetura como um todo.


Por fim, entende-se que, em um ambiente remoto, algumas necessidades devem ser atendidas. Dentre elas, a necessidade de decidir por tentar mimetizar arquitetura e paisagem, ou entender que existe um contraste inerente,
​
Uma outra e também fundamental é entender como o objeto será construído, se ele será feito de maneira exógena, sendo trazido para o ambiente, ou se ele será feito com técnicas presentes no local.
​
Neste caso em específico, entendemos que, pelo tamanho do projeto em si, não seria muito efetivo tentar escondê-lo. No entanto, ao revelarmos o projeto, vê-se uma relação respeitosa com o entorno.


Galeria geral das fotos e materiais de projeto.























